Notícias

Iluminação pública: Prefeitura assume gestão, de acordo com resolução da Aneel.


Até a montagem do callcenter, para registrar as solicitações de iluminação pública, os barbacenenses devem ligar para 3339-2027.

De acordo com a resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a manutenção da iluminação pública, desde 1º de janeiro, passou a ser de responsabilidade dos municípios.


Em Barbacena, a Prefeitura Municipal já licitou e contratou a empresa Brasil Construção e Montagem Ltda., responsável por executar o serviço na cidade. Com a decisão, o município passou a gerenciar e manter os ativos de iluminação pública (lâmpadas, luminárias, reatores, sensores, braçadeiras, braços de sustentação e fios que ligam a lâmpada à rede). Atualmente, Barbacena possui cerca de 13 mil pontos de iluminação pública em toda cidade e zona rural.


Durante todo mês de janeiro a Brasil Construção e Montagem Ltda., fará todas as adequações necessárias para o sistema fluir da forma ideal. Para isso, ela irá montar um callcenter para receber ligações, mensagens e e-mail de forma a registrar as solicitações da população. Além disso, segundo o engenheiro responsável técnico pela empresa, Crézio Moraes Júnior, será disponibilizado também um serviço de ronda para detectar problemas no sistema, antecipando até mesmo à manifestação dos moradores.


Segundo Emiliano Campos, secretário Municipal de Obras Públicas, neste primeiro momento, enquanto a Brasil Construção e Montagem prepara a logística para dar início as suas atividades, os moradores podem estar procurando a Secretaria para registrar as solicitações no que se refere à manutenção da iluminação pública da cidade. Os contatos podem ser feitos por meio do telefone 3339 2027.


Segundo o prefeito Toninho Andrada, ao assumir os ativos de iluminação pública, a Prefeitura dará uma resposta mais rápida e eficiente à população, e, assim, reduzir o número de problemas na manutenção desses serviços no município, tornando a atividade mais eficiente. "Além desse trabalho, vamos continuar promovendo a expansão da iluminação, como já fizemos no loteamento Loschi, em praças e campos de futebol da cidade", ressaltou o prefeito.


Entretanto, a responsabilidade pela distribuição de energia para os consumidores (residenciais, comerciais e industriais) continua a cargo da Cemig. A concessionária também continua responsável pelo recolhimento da contribuição de iluminação pública, que consiste em uma contribuição mensal, em conjunto com o consumo de energia na própria conta, destinada aos serviços de manutenção e de expansão e melhoria do sistema de iluminação da cidade.