4def6feb-0d59-4f0a-ad59-8a33df07bf70

Na manhã desta quarta-feira, dia 15/02, 13 cidades de Minas Gerais aderiram ao movimento contra a PEC 287. Belo Horizonte, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Poços de Caldas, Teófilo Otóni, Uberaba, Uberlândia, Unaí e Barbacena se movimentaram contra a Reforma da Previdência. Em Barbacena, os protestos tiveram início às 08:30h, com a concentração na BR-040, seguindo em direção à sede do INSS, via Avenida Governador Bias Fortes.

A manifestação foi realizada pela FETAEMG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais), e organizada, em Barbacena, através do SINTER (Sindicato dos Trabalhadores e Empregadores Rurais), contando com aproximadamente 500 pessoas, além da presença de lideranças municipais como os vereadores Edson Resende e Thiago Martins, além do ex-vereador Carlos Roberto Kikito. Os manifestantes efetuaram a marcha de forma tranquila e, através de seus líderes, entregaram aos representantes do INSS suas reivindicações.

Em todas as cidades envolvidas no movimento, os trabalhadores rurais defendiam que ao invés de retirar os seus direitos, o Governo deveria combater a sonegação fiscal das grandes empresas que, segundo balanço do Instituto de Estudos Socioeconômicos, ultrapassa os R$500 bilhões de reais. Desta forma, haveria mais dinheiro para ser investido no setor.

A FETAEMG possui 529 sindicatos filiados, representando mais de 1,5 milhão de trabalhadores rurais em Minas Gerais, e promete coordenar manifestações para movimentar o estado contra a proposta do Governo Federal.

A PEC 287 é contestada não só pela FETAEMG, mas por diversas outras organizações, como a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita do Brasil (Anfip), o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), e pelas centrais sindicais, por exemplo.

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

No Banner to display